quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Canelones de bacalhau no forno

Para 4 pessoas:

2 postas de bacalhau
1 cebola grande
1 couve coração pequena
2 cenouras médias
12 canelones

para o molho:

1 cebola grande
4 tomates pelados

Colocar num tacho as duas postas de bacalhau a cozer (verificar a necessidade de sal), cozer noutro tacho a couve coração cortada fina com uma pitada de sal, descascar as cenouras e ralar em ralador de boca larga e reservar. Depois de cozido, desfazer o bacalhau tirando a pele e as espinhas e reservar. Colocar num tacho antiaderente a cebola picada com um fio de azeite, juntar o bacalhau, juntar a couve escorrida e a cenoura ralada. Temperar a gosto (verificar o sal e colocar pimenta ou outra especiaria a gosto) (Esta mistura também serve para fazer uma espécie de bacalhau à brás bastando juntar batatas fritas e o ovo batido para ligar e umas folhas de salsa para polvilhar).
Para o molho, colocar a cebola picada num tacho com um fio de azeite e colocar os tomates em pedaços pequenos. Se os tomates forem congelados devemos deitar água quente por cima durante alguns segundos para tirar a pele, se os tomates forem frescos terão de ser pelados com a ajuda de uma faca. Temperar com uma folha de louro e pimentão. Mexer até ficar reduzido a puré e tirar do lume.
Ligar o forno para pré aquecer a 200º
Encher os canelones com a mistura de bacalhau e dispor num tabuleiro de ir ao forno. Cobrir com a cebolada e se necessário colocar um pouco de água quente à volta dos canelones. Levar ao forno durante 35minutos a 200º (primeiro coberto por papel de alumínio retirando nos últimos 5 minutos).

Foi o meu jantar.

beijo
busycat

ps: hoje a mistura do bacalhau já estava feita.
ps2: depois de 2h e meia de aula de ténis foi a cereja no topo do bolo
ps3: em vez de bacalhau também me parece viável o uso de peito de frango e assim pode sair um frango à brás ou mesmo atum.

Sem comentários: