sábado, 18 de outubro de 2008

Londres 29-9 a 3-10

Em altura de latada (logo eu que sou mais menina de queima e até nem bebo) só me apetece fazer brindes. A meio de um post sobre Londres, que agora me parece muito enfadonho, mudo de estratégia e até já me saem as ideias sem grande esforço. Então façamos assim: um brinde pelas coisas boas, e pelas coisas menos boas um ainda mais sentido que no final é mesmo á nossa...

Um brinde ao despertador ás 4 da manha, um brinde ás viagens cheias de indicações para o aeroporto de Sá Carneiro, um brinde ao estacionamento mesmo á saída do aeroporto em que uma semana foram 43,20 euros, um brinde aos atrasos da ryanair que nos permitiram fixar duas raparigas portuguesas que foram e vieram nos mesmos voos que nós, um brinde á minha primeira viagem de avião (que eu adorei, a pips nem tanto), um brinde ao aeroporto de Stanstead e á sua politica de segurança*, um brinde á viagem de autocarro até Londres que permitiu uma soneca, um brinde aos italianos que iam no autocarro que nos acordaram com a lista de nomes de monumentos á medida que os íamos vislumbrando e um brinde á estação de Victoria onde o meu sonho começou.

Um brinde ao Oyster (o passe para metro e autocarro), um brinde ao metro (o nosso tube) que nos proporcionou boas viagens até aos mais variados destinos na maioria bem acompanhadas, um brinde á estação mais perto do nosso hotel (queensway) que tinha a Estelle á nossa espera, um brinde ás nossas intermináveis caminhadas, um brinde ás minha sapatilhas que me permitiram fazê-las sem grande incómodo, brinde para as sapatilhas das pips que nos fizeram a vida negra (mais os pés dela), um grande brinde ao nosso quarto que era minúsculo mas tinha casa de banho (onde o descanso era institivo), um brinde ao meu itinerário e guia American Express que falhou em quase tudo, um brinde ao mapa da Pips que nos salvou de vir a pé até Portugal á procura de qualquer coisa que procurássemos (eu e o meu sentido de orientação desligado) e um brinde ao primeiro almoço ás 3 da tarde.


Um brinde á construção típica de Londres (que também fazia parte do meu imaginário), um brinde aos parques da cidade que são dignos de nota (andámos pelo Hyde, pelo St. James, pelo Reagent's e pelo Green Park e ainda pelos Kensington Gardens), um brinde aos esquilos que por lá andam e não têm medo nenhum de nós, um brinde ás igrejas que são mesmo imponentes (a Westminster Abbey, a St Paul's Cathedral, a Southwark Cathedral que tocava ás 7e meia da noite, entre outras que nem sabemos o nome e a St Paul's Church em Covent Garden onde encontrámos os bancos mais adoráveis.

Um brinde aos museus e galerias de arte, um brinde á National Gallery onde vimos 700 anos de pintura, ao British Museum onde vimos mais de 15 múmias e outros milhares de coisas originais, oriundas de todo o globo, ao Science Museum onde vimos: the science and art of medicine, veterinary history, glimpses of medical history e psychology: mind your head, onde só faltou ver mais 41 salas,



(Mapa do Museu da Ciência)

(Clicar na imagem para a ver maior)


ao Natural History Museum onde vimos The Power Within (sismos e afins), os Dinossaurs e a Human Biology disto:



(Mapa do Museu da Historia Natural)

(Clicar na imagem para a ver maior)


Um brinde ao Madame Tussaud's, onde passei uma manhã muito bem passada com as celebridades do momento e não só, um brinde ao Sherlock Holmes e á sua casa tão igual a si mesma (fictícia), um brinde ao melhor croissant que eu já comi, a caminho do metro de Edgware Road (isso ou a fome com que eu já estava), um brinde ao Shakespeare's Globe Theatre tão diferente e tão igual, um brinde á University College of London o único sitio onde não me senti mal vestida, um brinde á British Library que ao pé de St Pancras foi uma desilusão, um brinde ao London Eye onde concluí que pelas pessoas certas faço tudo, até ultrapasso medos enraizados, um brinde ao Nelson rodeado por leões em Trafalgar Square, um brinde a Eros no final da Piccadilly e os seus ecrãns gigantes (can hardly wait to go to NY) e um grande brinde a Chinatown.


Um brinde ao Big Ben que está em todo o lado, um brinde ao Buckingham Palace e ao render da guarda com toda a sua pompa e circunstância, um brinde á Tower of London que completou todo o meu imaginário em relação aos livros que li e leio sobre reis e rainhas ingleses, um brinde ás pontes que ligam as margens do Tamisa, nenhuma das quais abriu para deixar um barco passar e ainda um brinde ás lojas e mercados que visitei (o Harrods, o Harvey Nichols, o Hamleys, o Selfridges, o Mercado de Covent Garden, Lojas de Portobello Road, Lojas de Carnaby Street e Livrarias por todo o lado procurando algo em particular).

Um brinde aos pasteis de nata no Rappalo's em Londres, e ao José o manager tuga desse rest. em Victoria Station e as suas também tugas colaboradoras que lhe chamam a atenção dizendo: ''Oh josé. Vai lá que a chinesa quer comer!'' Foi um fim em grande para um sonho.

Por tudo isto e muito mais que não tenho palavras para descrever brindemos á nossa/a minha primeira incursão num sonho.

*que cheirou os liquidos inferiores a 100ml que nos permitiam levar e viu as meias da pips...

E porque há coisas que merecem muito mais que um brinde fica o sentidíssimo obrigado á Amiga Pips pela paciência, atenção, incentivo, paciência, tolerância, boa vontade, paciência, perspicácia, mapa, guarda chuva, paciência, amizade, companheirismo e já disse paciência?

beijo

busycat

Sem comentários: