sábado, 6 de setembro de 2008

O quase fim do mundo de Pepetela (contém o final do livro)

Acabei de o ler... Escrita que me deixa literalmente maravilhada. Desde a ideia do fim do mundo, neste caso provocada pelos homens mas derivado de crenças religiosas e não por causas ambientais, até ao fantástico acaso dos sobreviventes serem/estarem todos em África (local desprezado até para um mass murder mundial). É uma daquelas coisas que nos deixam a pensar até que ponto somos civilizados quando tudo o que nós consideramos civilização desaparece. Um ladrão que deixa de ser ladrão pois não tem a quem roubar, um médico que deixa de ser médico porque não tem a quem tratar, um pescador que deixa de ter peixe, etc...

Olhem só a última frase do livro: "Gravei «provas da existência humana» em cera de lágrimas espalhadas sobre montanhas de névoa eterna. Vai por isso durar muito tempo, até poder ser lido um dia. Pepetela, Luanda 2002. " (Pág 382 o Quase fim do mundo-Pepetela).

Gostei muito e recomendo.

beijo
busycat

1 comentário:

Jok3r disse...

Eu tenho de ler este livro o mais rápido possível para a escola.
tenho uma semana para o ler mas nao encontro na internet!será possível ajudarem-me com um pequeno resumo?? nao é necessário ser mt elaborado!E para além de mais estou com uma dúvida. Porque que chamam este livro de romance?? obrigado, espero obter uma resposta rápida.